OMVC - Organização Multidisciplinar de Capacitação e Voluntariado

Caminhando juntos por uma infância melhor

O Encontro de Integração Pedagógica (EIP) é mais nova iniciativa da OMCV com intuito de integrar e fortalecer a parceria entre a instituição e os projetos conveniados.  Seu objetivo é envolver os profissionais que atuam na educação e socialização das crianças e adolescentes atendidos pelos projetos sociais parceiros da organização. A reunião é moderada por um ou mais profissionais da OMCV em um ambiente de interação com todos os participantes.

O encontro visa fornecer reflexão e informação a respeito de temas que sejam de relevância para a instituição conveniada.   Segundo o coordenador pedagógico da OMCV, Igor Miguel, o “EIP propõe uma maior integração dos profissionais, valorizando os olhares e concentrando ações coletivas em crianças e adolescentes que carecem de atenção e cuidados especiais”. O encontro também destaca um ou dois estudos de caso de situações reais enfrentadas pelo projeto, e por meio de uma reflexão coletiva em relação àquela criança ou adolescente é definido o encaminhamento de profissionais e ações institucionais concretas para a resolução da problemática levantada.

Dois projetos já foram contemplados com o EIP, em 23 de agosto no Centro de Missões Urbanas (Cemu) – Casa de José, onde o assunto abordado foi “Educação, Socialização e Sexualidade”, e em primeiro de agosto na Creche Comunitária Lar Infantil Dorcas com a temática “Violência”.

Segundo a coordenadora do Cemu – Casa de José, Sabrina Vieitas, a integração das organizações é indispensável e proporciona um olhar mais amplo sobre a criança atendida, permitindo enxergar a criança com “múltiplos olhares”. Para a coordenadora pedagógica do Lar Dorcas, Daniela Luciana, o EIP foi um momento muito importante para o projeto, “além de conhecermos melhor o trabalho realizado pela OMCV, tivemos a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos, que nos levaram a refletir e a mudar o nosso olhar e as nossas ações pedagógicas, para melhor atender nossas crianças”, afirma.

Todos os projetos atendidos pela OMCV podem participar do EIP apresentando suas demandas para juntos pensarmos como proporcionar um dia a dia melhor para cada criança atendida.