OMVC - Organização Multidisciplinar de Capacitação e Voluntariado

Dia da Comunidade

Neste ano de 2015, o nosso assunto de trabalho no programa Imago Dei da OMCV, foi identidade e valores.

Fizemos um bom trabalho na Associação Cruz de Malta e o resultado deste trabalho foi o Dia da Comunidade. Uma iniciativa com objetivo de mostrar a comunidade onde estamos inseridos, os valores que aprendemos. Através de atividades diversas, em que cada turma da Cruz de Malta, através de uma forma específica, comunicou os valores que aprendeu.  E mais, quisemos mostrar os valores através dos temas: Lixo, Violência e Drogas.

O que são valores? Valores são o conjunto de características de uma determinada pessoa ou organização, que determinam a forma como a pessoa ou organização se comportam e interagem com outros indivíduos e com o meio ambiente.

Os alunos da turma B escreveram pequenas peças teatrais, dentro dos temas abordados. Esses teatros foram filmados. O que resultou em um filme com diversas enquetes sobre valores.

Os alunos da turma C se organizaram e, criaram um jornal televisionada. Estudaram como fazer uma reportagem. Pesquisaram os assuntos. Decidiram quem seriam os repórteres. E frutos é uma edição do Jornal Associação Cruz de Malta.

A turma D trabalhou com a arte do grafite. Após aprenderem como o grafite pode ser usado para passar uma mensagem social relevante, fizeram vários grafites e papel A4 e crafit para uma exposição.

A turma E decidiu realizar uma exposição de fotos com Lixo como tema. Pesquisaram como fazer um ensaio fotográfico e como realizar uma exposição. Resultado foi uma exposição de fotos de dois ensaios fotográficos: o primeiro foi feito em um passeio no Aglomerado Morro das Pedras e, o segundo foi feito a partir de uma atividade onde cada aluno foi estimulado a fazer roupas a partir de jornais velhos.

A turma F se ajuntou e criaram juntos uma peça teatral, onde cada aluno da turma teve seu papel. E no Dia da Comunidade foi apresentada a peça: Drogas na Escola – Um alerta para os jovens sobre o perigo das drogas.
E a turma G da Associação Cruz de Malta redigiram um Jornal impresso. Aprenderam como escrever uma pauta de reportagem. Escolheram o tema. Se dedicaram a pesquisar na internet sobre o assunto que escolheram. Digitaram seu texto. E como fruto teve um jornal impresso da turma.

 

Foi um processo até chegarmos no Dia da Comunidade. Mas a construção de cada atividade e o desenvolvimento dos alunos fizeram que o trabalho se tornasse alegre e muito valioso.