OMVC - Organização Multidisciplinar de Capacitação e Voluntariado

Multidisciplinar por Vocação

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A OMCV entende que um tratamento adequado das dificuldades de seus alunos deve acontecer de forma multidisciplinar.  O que significa a integração de diversas especialidades tendo em vista o pleno desenvolvimento e a inclusão de seus educandos. O aluno atendido pela OMCV recebe um tratamento integral de modo que sua vida social, emocional, cultural e comunitária, seja afetada positivamente. O efeito previsto é que o aluno consiga progredir, e assim, ter ampliadas as oportunidades de sair da “zona de exclusão”.

Um exemplo muito interessante destes efeitos é o caso B., aluna de 9 anos atendida pela OMCV em parceria com o Projeto Compaixão no aglomerado da Serra, em Belo Horizonte. B. experimentou uma situação emocionalmente traumática quando mais nova, o que, sem dúvida, trouxe efeitos negativos sobre seu desempenho escolar.  Infelizmente, B. apresentava quadros de ansiedade, agressividade, desatenção e baixa produtividade na vida escolar.

Entretanto, após 1 ano de atendimento com os programas Aprender a Aprender, Ciranda do Coração, Ser no Espaço e EsperArte, a aluna apresentou melhoras significativas.

A OMCV vem aplicando um questionário para levantar dados educacionais junto às escolas frequentadas pelos alunos atendidos por nossos programas. Este questionário tem o objetivo de recolher, dos professores, informações a respeito das dificuldades do aluno, de seu perfil estudantil, dos conteúdos em que ele tem melhor desempenho e, principalmente, saber se a professora percebeu alguma melhora do aluno, em termos sociais e intelectuais, nos últimos 12 meses (que é o período de participação do aluno nos programas da OMCV).

Segundo a professora de B., ela apresentou melhoras visíveis na atenção, autonomia, cooperação e no uso da imaginação. Curiosamente, este desenvolvimento se relaciona com os objetivos das intervenções nas áreas da educação cognitiva, atividades de recreação, artes, teatro criativo e educação sócio emocional, envolvidas nos programas da OMCV.

A atenção é uma alteração da percepção que é fundamental para a compreensão e apreensão dos conteúdos escolares.  A autonomia envolve uma capacidade de compreender e fazer uma atividade espontaneamente.  A cooperação aponta para um comportamento descentrado e mais comunitário, onde se pensa mais no trabalho em equipe e na ação conjunta.  E, o uso da imaginação afeta diretamente a capacidade criativa do aluno.

O caso de B., como podemos ver, é um excelente indício das mudanças internas que programas multidisciplinares como os oferecidos pela OMCV podem provocar em crianças em situação de risco. A OMCV não pretende fazer aquilo que é tarefa direta da escola: promover conteúdos culturais formais. Ao invés disso, seu foco é o desenvolvimento das competências intelectuais, culturais e sócio emocionais de seus alunos, para que eles sejam bem sucedidos em sua vida escolar, e assim, os fatores de risco, vulnerabilidade e de exclusão social a que estão sujeitos possam ser reduzidos o máximo possível.