OMVC - Organização Multidisciplinar de Capacitação e Voluntariado

OMCV em Moçambique: contando os frutos da viagem.

IMG_0064

A expedição educacional da OMCV em Moçambique foi um grande sucesso. Ficamos realmente impressionados com o que encontramos. Durante os atendimentos avaliativos com o PEI, percebemos que, apesar da condição extrema em que vivem, os alunos demonstraram muito interesse pelas atividades de educação. Nas aulas e palestras os olhares estavam sempre fixos no Igor Miguel, nosso pedagogo. A interação entre a OMCV e as crianças foi surpreendente.

A OMCV também entrevistou um educador nativo: Noé, um jovem de 19 anos, calouro do curso de pedagogia. Professor de português e inglês, além de reforço escolar, Noé foi o tradutor do Igor nas sessões do PEI realizadas com crianças que compreendiam melhor a língua “chisena”, um dialeto local.

Além do trabalho pedagógico, a OMCV também prestou consultoria à equipe da Casa de Aser visando a melhoria da administração das aulas e do cardápio de refeições servidas pela instituição. Gracie Pires, nossa presidente, instruiu os gestores a respeito da necessidade de elaboração de relatórios educacionais e da importância de uma alimentação balanceada para alunos em desenvolvimento. A OMCV também realizou um treinamento sobre didática e dificuldades de aprendizagem com os educadores da Casa de Aser.

Outra ação importante da OMCV foi a palestra proferida por Igor na Faculdade Pedagógica de Beira, que é parte da maior rede de formação de professores de Moçambique. A palestra, que contou com um público formado de docentes e também de estudantes, teve como tema “Mediação Educacional e Transformação Social”. A OMCV foi calorosamente recebida pela comunidade universitária, e o retorno de alunos e professores foi bastante animador. Nesta oportunidade, Gracie Pires apresentou a alguns membros do corpo docente a experiência da OMCV na promoção da educação cognitiva com crianças em situação de risco e vulnerabilidade, bem como sobre as impressões da equipe sobre os primeiros contatos com as crianças de Nhamatanda. A perspectiva de uma educação cognitiva que amplia a competência dos educandos para a aprendizagem trouxe esperança e alegria ao corpo docente da faculdade de Beira.

A OMCV já está organizando uma segunda expedição, marcada para junho de 2014. Nesta segunda viagem, que contará com outros educadores da equipe da OMCV, o intuito será de realizar atendimentos diários e intensivos do PEI com as crianças da Casa de Aser, além de oficinas e treinamentos para educadores desta e de outras instituições. Já estão confirmados treinamentos na Jocum da cidade de Dondo, e com os educadores de três outras escolas da mesma cidade.

Agradecemos a todos que tem nos apoiado neste trabalho. E gostaríamos de reforçar o convite. Junte-se a nós nesta missão. Juntos podemos fazer ainda mais.