OMVC - Organização Multidisciplinar de Capacitação e Voluntariado

PROGRAMA DIGNITÁ

dignita-5 copy

Serviço social, inclusão e fortalecimento de vínculos familiares.

 

A família é a unidade básica da sociedade. Para que haja um desenvolvimento integral de crianças e adolescentes vivendo em situação de risco, a família deve ser incluída. O resgate da identidade de todos os membros do núcleo familiar é imprescindível para o processo de tratamento da vulnerabilidade das crianças e adolescentes atendidos pelos projetos sociais.

 

O Dignitá tem por objetivo fortalecer os vínculos famíliares dos nossos educandos, para que estes desenvolvam as competências necessárias para o processo de aprendizagem. Conduzido por uma assistente social, o programa faz um acompanhamento sistemático junto às famílias, conscientizando pais e demais familiares de seu papel no desenvolvimento da criança. O intúito é levar o projeto social para dentro da família, aproximando os dois e estimulando um espírito de cooperação entre eles. É articular as famílias como atores sociais inseridos nas questões socias, morais, culturais, espirituais, físicas e afetivas.

 

O Dignitá atua em sintonia com a Ciranda do Coração ajudando as crianças e seus familiares a compreenderem suas emoções e desenvolverem habilidades para uma postura ética diante da vida.

 

Profissional Responsável: Miriam