OMVC - Organização Multidisciplinar de Capacitação e Voluntariado

Programa Esperarte realiza intervenção urbana

A OMCV começou a atender no inicio deste ano o projeto Lar Dorcas, localizado na comunidade Pedreira Prado Lopes, região Noroeste de Belo Horizonte que apresenta alto índice de vulnerabilidade. Durante o mês de março nosso educador no programa Esperarte, Adeilson da Silva, mais conhecido como Froiid, desenvolveu uma intervenção urbana visando o trabalho coletivo e o desenvolvimento da criatividade dos alunos do projeto.

Crianças que participaram da oficina no Lar Dorcas

Participaram da oficina cerca de 30 crianças, de 9 a 13 anos, que criaram desenhos num processo de colagem que resultou em obras que foram fixadas em um poste da comunidade com o objetivo de modificar a passagem de rotinas de todos que moram ali.

Para Froiid a importância de uma atividade como essa é o “aprendizado de se construir algo interessante por etapas e caminhos diferentes, tanto na produção de um texto ou numa peça estética”. O educador explica que a proposta foi à interação da comunidade com o lugar de passagem por meio de um simples “gesto artístico” das crianças do local, por isso “a intervenção foi feita em um poste abandonado em um caminho no qual eles passam todos os dias, também construindo outro olhar sobre este espaço”

Processo de criação