OMVC - Organização Multidisciplinar de Capacitação e Voluntariado

PROGRAMA SÓ-LETRAR

0 (68)

Letramento, alfabetização e domínio básico da língua portuguesa.

A grande maioria das crianças de 6 a 14 anos que vivem em situação de risco social apresenta extrema dificuldade de leitura, escrita, composição e compreensão de textos. Muitas destas crianças apenas migram de um ano para outro no sistema de ensino público, sem nunca desenvolver habilidades básicas para lidar com o conteúdo escrito. A falta de domínio da língua portuguesa é surpreendente e o resultado, em praticamente todos os casos, é frustração, fracasso escolar e agravamento da vulnerabilidade social.

 O Só-Letrar é o programa da OMCV que busca fomentar o desenvolvimento da leitura, da escrita e do domínio básico da Língua Portuguesa, através de uma ação multidisciplinar que envolve os profissionais da OMCV e os educadores das instituições parceiras. O objetivo é promover a alfabetização e o estímulo à prática da leitura por meios lúdicos e criativos, como complemento ao formato escolar.

 Aprender deve ser divertido e intencional. À formalidade, deve-se combinar também a espontaneidade criativa. E é isto que o Só-Letrar traz, novos métodos explorados e desenvolvidos organicamente e adequados aos diferentes perfis cognitivos dos nossos educandos. 

O programa Só-Letrar é subsidiado com o Fundo Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (FMDCA/BH).

 Profissionais Responsáveis: Igor Miguel

PATROCÍNIO: