OMVC - Organização Multidisciplinar de Capacitação e Voluntariado

Ser no Espaço e a garantia de direitos da criança e do adolescente

A Convenção sobre os Direitos da Criança e Adolescente pelo artigo 31 entre outros tratados internacionais determinam que  toda criança e adolescente tem o direito de brincar, jogar e praticar esportes de forma livre, segura e inclusiva. No Brasil, a Constituição Federal (1988) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – 1990) asseguram a prática esportiva, como prioridade, à população infanto – juvenil.

Foi pensando na garantia desse direito que a OMCV criou o programa Ser no Espaço, que através da prática de modalidades esportivas, ginástica, jogos e brincadeiras, visa gerar ganhos significativos nas qualidades físicas, comportamentais e sociais dos educandos atendidos pelo programa.

A instituição também compreende que através da prática esportiva outros direitos podem ser contemplados. Por isso, tem como objetivo contribuir para a melhoria da saúde mental e física do aluno, e fortalecer o processo de desenvolvimento e aprendizado, com foco na melhoria do desempenho escolar. O programa também proporciona um ambiente de integração criando um senso de comunidade e pertencimento e desta forma, trabalha a compreensão da individualidade de cada um, como um meio de evitar o preconceito e a discriminação.

Para o educador físico da OMCV, Leonardo Faria, “é muito importante à educação física para o desenvolvimento dos adolescentes, pois trabalha o conceito de regras, um desafio para a maioria deles. Socialização que é quase um “tabu”, principalmente entre meninos e meninas, também é um ponto forte. Enfim, o esporte os ajuda a vencer limites e essas superações podem fortalecê-los pra vida”.

Alisson Martins, também educador físico da instituição, afirma que “o programa Ser no Espaço é de grande importância para todas as crianças atendidas nos projetos, pois trabalha o desenvolvimento físico e motor, raciocínio, trabalho em equipe, além das atividades individuais onde a criança é colocada em situações que terá que desenvolver suas habilidades para solucionar as atividades propostas”.

Para os educadores o Ser no Espaço proporcionou a muitas crianças a oportunidades de autoexpressão, fator crucial para o processo de autodescoberta, e exerceu função importante no desenvolvimento de habilidades aumentando a autoestima dos alunos.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef “a participação em esportes, recreação e brincadeiras pode ser especialmente valiosa para o desenvolvimento de crianças mais vulneráveis em razão das iniquidades relacionadas à sua condição física, social, de gênero, raça e etnia ou local onde vivem. Isso porque o esporte ajuda a estimular sua autonomia por meio do aprendizado de novas capacidades e da autoconfiança”.

E com base nesta afirmação a OMCV através do esporte estimula a cidadania e a inclusão, sempre almejando o desenvolvimento e proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.