OMVC - Organização Multidisciplinar de Capacitação e Voluntariado

Vivendo o EsperArte

SAM_3647

Crianças corriam por todos os lados buscando algo que pudesse ser desenhado. Em poucos minutos, já haviam diversos objetos empilhados em cima da mesa na sala de aula do Projeto Compaixão. Warley Assis, um dos arte-educadores da OMCV, orientava os alunos. A atividade consistia em desenhar os objetos em perspectiva, tentando retratar os ângulos e as diferentes sombras que cada um projetava sobre o outro. E neste jogo cognitivo os alunos iam trabalhando seu próprio contexto, a representação que fazem dele, e até mesmo a influência que exercem uns sobre os outros; treinando um olhar atento, capaz de reparar e compreender os pequenos detalhes do cotidiano.

Intervenções urbanas, colagens e várias outras atividades que estimulam a sensibilidade e trabalham medos, desejos, raciocínio e também a sociabilidade são a essência do programa EsperArte. Froiid, que forma com Warley a equipe de arte-educadores da OMCV, nos conta da transformação no comportamento de um educando do Projeto Reconstruir, que iniciou o trabalho extremamente inseguro e tímido, não permitindo sequer que o vissem realizando uma atividade, e que hoje já consegue expor seus trabalhos e auxiliar outros alunos que tenham dificuldades. Nos conta também a história de André, do Projeto Aletheia, que não conseguia identificar as cores, e que após várias atividades de cor e associação com objetos do cotidiano, vem apresentando expressivo desenvolvimento.

O EsperArte vai muito além do ensino estético do campo das artes visuais. É um programa de inclusão criativa. É educação pela arte. O enriquecimento do conteúdo simbólico e da capacidade de abstração, aliado ao aprofundamento da experiência social. Criatividade da vida como um todo. Isso é o EsperArte.

 

Froiid em sala de aula no CEMU